O Microsoft Project é considerado, hoje, a principal ferramenta de gerenciamento de projetos disponível no mercado. Sua versatilidade, facilidade de utilização e interface tornam o Microsoft Project um campeão de vendas em sua categoria.
Cobrindo todas as fases do projeto, permite tanto o planejamento quanto o acompanhamento da sua execução, além de gerenciar equipes e materiais, de usar a Internet como ferramenta de comunicação e de ter poderosos mecanismos de controle de custo e de valor agregado, associados ao Microsoft Excel.
Além dessas características, quando associado ao Microsoft Project Server, permite compor uma solução corporativa de gerenciamento de projetos, incluindo gerenciamento a distância, gerenciamento de portfolio de projetos e gerenciamento de documentos e pendências.
Microsoft Project Standard - Inclui a funcionalidade básica necessária para oferecer suporte ao gerenciamento de projeto no nível do grupo de trabalho: agendamento de tarefas, gerenciamento de recursos, controle, relatórios, gerenciamento de equipe, personalização e flexibilidade. Com esse conjunto de funcionalidades, é possível se iniciar o planejamento, o gerenciamento e a geração de relatórios das informações do projeto.
Microsoft Project Professional - Escalonado para diversos departamentos e grupos de uma corporação ou nas relações inter empresariais, apresenta uma sofisticada capacidade de geração de relatórios, análise e gerenciamento de recursos. Aliado à funcionalidade do Microsoft Project Standard, com o Microsoft Project Professional é possível padronizar e personalizar o uso do ambiente de modo que se ajuste à maneira como a empresa realiza os negócios. É também possível analisar o desempenho do projeto e a utilização dos recursos através de dados padronizados em todos os projetos, permitindo com que se tomem decisões coerentes, tendo como base as prioridades e iniciativas da empresa. Além disso, permite acessar, atribuir e gerenciar recursos de modo a valorizar os diversos recursos e qualificações disponíveis na empresa.
Microsoft Project Server - Novo servidor da família de projetos da Microsoft destinado a suportar as características corporativas do Microsoft Project Professional, incluindo banco de dados consolidado de projetos, pool de recursos e arquivo de configuração corporativos, ferramentas de gerenciamento de relatórios dinâmicos (Análise de portfólio), bem como o gerenciamento de documentos (GED) através do uso do SharePoint Team Services. O Microsoft Project Server é instalado normalmente em um computador dedicado, na empresa, ao gerenciamento e controle de projetos e é acessado através dos usuários ou através da Internet ou através do Microsoft Project Professional.
PARTE I - APRESENTAÇÃO e OPERAÇÕES BÁSICAS DO PROJECT 2002
1. Introdução e Histórico do Produto
2. O Que Há de Novo no Microsoft Project 2002?
3. Especificações do Microsoft Project 2002
4. Requisitos para a Instalação do Microsoft Project Professional
5. Instalação do Microsoft Project 2002
6. Iniciando o Programa
7. Operações Básicas do Microsoft Project
8. Modos de Exibição no Microsoft Project 2002
9. As Tabelas do Microsoft Project 2002
10. Utilizando a Ajuda
11. Utilizando a Ajuda Através de Smart Tags
PARTE II - PLANEJAMENTO DO PROJETO COM o MICROSOFT PROJECT 2002
1. Criando um Novo Projeto
2. Criando um Novo Projeto Utilizando o Guia do Projeto
3. Trabalhando com Calendários
4. Criando Atividades em um Projeto
5. Criando a Estrutura de Divisão do Trabalho (EDT ou WBS)
6. Inserindo Durações para as Atividades do Projeto
7. Inter-Relacionamentos entre as Atividades
8. Determinação do Caminho Crítico
9. Recursos
10. Solucionando Problemas de Alocação de Recursos
11. Custos
PARTE III - EXECUTANDO o CONTROLE COM o MICROSOFT PROJECT 2002
1. Configurando e Entendendo o Mecanismo de Cálculo e Acompanhamento do Microsoft Project 2002
2. Gravando, Copiando e Limpando a Linha de Base do Projeto
3. Gravando e Limpando Planos Provisórios
4. Acompanhando o Progresso Das Atividades
5. Linhas de Andamento
6. Análise de Valor Agregado com o Microsft Project 2002 (Earned Value)
PARTE IV - MELHORANDO e ORGANIZANDO a APRESENTAÇÃO DO PROJETO
1. Formatação
2. Classificação
3. Filtros
4. Trabalhando com Grupos (Agrupamento)
PARTE V - RELATÓRIOS, IMPRESSÃO e PUBLICAÇÃO NA WEB
1. Relatórios
2. Impressão
PARTE VI - MÚLTIPLOS PROJETOS, POOL de RECURSOS e GERENCIAMENTO a DISTÂNCIA
1. Múltiplos Projetos
2. Compartilhamento de Recursos (Pool)
PARTE VII - TÓPICOS AVANÇADOS DO MICROSOFT PROJECT
1. Exportação e Importação de Projetos
2. Macros
3. Personalização de Tabelas
4. Personalização de Modos de Exibição
5. Campos Personalizados
6. Cópia de Elementos e Personalizações entre Projetos Utilizando o Organizador e o Arquivo Global.Mpt
PARTE VIII - RECURSOS DA EMPRESA e MICROSOFT PROJECT SERVER
1. Apresentação
2. Requisitos de Configuração para o Servidor do Microsoft Project Server
3. Requisitos para o Microsoft Project Web Client
4. Instalando o Microsoft Project Server
5. Preparando o Microsoft Project e o Projeto para Utilizar o Microsoft Project Server
6. Manipulando Projetos a Partir do Banco de Dados do Servidor de Projetos
7. Arquivo de Configuração Global da Empresa
8. Trabalhando com Campos Personalizados da Empresa
9. Pool de Recursos da Empresa
PARTE IX - CONTROLANDO PROJETOS COM o MICROSOFT PROJECT WEB CLIENT e o MICROSOFT PROJECT SERVER
1. Apresentando o Microsoft Project Web Access
2. Publicando e Atualizando Informações no Microsoft Project Server
3. Gerenciamento de do cumentos
4. Gerenciamento de Questões
5. Relatório de Status do Projeto
6. Analisador de Portfólio
7. Central de Administração do Microsoft Project Server
8. Limpando o Banco de Dados do Microsoft Project Server
GLOSSÁRIO DO MICROSOFT PROJECT 2002
74% das falhas de todos os projetos de TI (tecnologia da informação) estão ligados a orçamentos insuficientes ou ao não cumprimento das datas limites. E a cada ano, só nos Estados Unidos, $75 bilhões de dólares são gastos em projetos de TI que fracassam. Pior ainda, as pessoas que trabalham nesses projetos freqüentemente sabem que eles irão fracassar antes mesmo que seus times de gerência executiva fiquem sabendo disso e tenham oportunidade de cancelá-los.
Pergunte a executivos como eles priorizam iniciativas nas suas organizações. Ou pergunte pela situação de suas 5 mais importantes iniciativas, ou se eles têm certeza de que têm as pessoas certas trabalhando nos projetos certos. Nós fizemos essas perguntas a consumidores e outros como eles. Freqüentemente, a resposta que recebemos é que os consumidores não sabem responder. Eles simplesmente não têm acesso a essas informações - porque faltam ferramentas, principalmente ferramentas de gerenciamento de projetos empresariais, para gerar respostas.
Há 2 anos e meio, nós da Microsoft nos preparamos para resolver este problema. Tínhamos 3 objetivos de extrema importância. Primeiramente, queríamos tornar o gerenciamento de projetos mais fácil. Criamos esse objetivo em nosso time de projeto por 12 anos - e penso que o manteremos por pelo menos mais 12 anos. Ele é crucial para o que fazemos com o Microsoft Project, e nunca desaparecerá de nossa lista de objetivos.
Nosso segundo objetivo era fazer com que os membros do time colaborassem em trabalhos de projeto sem mesmo precisarem do Project For Windows em seus PC’s. Pretendíamos que eles fossem capazes de usar apenas seus Web browsers, e-mail e o Office para colaborarem em todas as tarefas, trabalharem em projetos relacionados a documentos, criarem e delegarem assuntos, assim como reportarem o tempo de suas tarefas - então eles sempre saberiam a situação de cada tarefa delegada a eles e quanto tempo seria necessário para o seu término. Para conseguirmos mais público e valor para o Microsoft Project, foi crucial que colocássemos tudo isso em prática dentro do Web browser. Não estamos falando em ter Microsoft Project for Windows em mais computadores, e, sim, em expandir tanto o número de pessoas que podem colaborar, quanto a quantidade de informação com a qual eles podem colaborar.
Nosso terceiro objetivo era oferecer uma solução mundial em gerenciamento de projetos empresariais, algo que nunca tivéssemos tentado de uma forma significativa. Queríamos criar uma forma fácil para que os executivos gerenciassem seu portfólio de iniciativas, priorizassem essas iniciativas e garantissem que outros mapeassem estes projetos de acordo com tais prioridades.
Queríamos oferecer tecnologia confiável nas fontes de gerenciamento empresarial - por exemplo, possibilitar que executivos, pela primeira vez, localizassem grupos de habilidades em suas organizações tão detalhadamente que eles pudessem localizar quantas pessoas, capazes de desenvolver Visual Basic, estivessem disponíveis para iniciar um grande projeto pelo período de 3 meses. E nós queríamos empresas que fossem capazes de integrar esses dados de gerenciamento de projetos em seus sistemas já existentes - por exemplo, amarrar dados do projeto à SAP R/3, People Soft, ao livro de endereços de seu servidor Microsoft Exchange, a seu serviço Active Directory, ou ao software Great Plains.
Para alcançar esses objetivos, criamos o Microsoft Project 2002. Acreditamos que essa é uma oferta diferente de qualquer outra no mercado. O Microsoft Project 2002 é uma excelente ferramenta de planejamento com incomparável comodidade, colaboração integrada e ampla funcionalidade em gerenciamento de projetos empresariais. As capacidades do Microsoft Project 2002 empresarial, combinadas ao bom preço, farão com que o seu gerenciamento de projeto empresarial se torne acessível e atraente aos consumidores de todo o mundo.
O Microsoft Project 2002 é também diferente de tudo o que já oferecemos. Pela primeira vez, O Microsoft Project é realmente uma família de produtos que funciona bem em conjunto e disponibiliza aos consumidores a flexibilidade na escolha do grupo certo de funcionalidade para suas necessidades. Isso porque o Microsoft Project 2002 é considerado uma parte chave nas complexas soluções empresariais. Precisávamos oferecer mais que uma abordagem de tamanho único que se adequasse a tudo.
O gerente de projeto tradicional pode selecionar o Microsoft Project 2002 Standard sem precisar investir em funcionalidade empresarial. Consumidores que queiram funcionalidade empresarial verdadeira podem optar por Microsoft Project 2002 Professional e Microsoft Project Server 2002. Para que os membros do time reportem seu progresso e colaborem nos projetos, basta que eles usem seus browsers para selecionar Microsoft Project Server para usarem Microsoft Project Web Access. Adicionamos ao Microsoft Project o Share Point Team Services para que todos possam colaborar facilmente em qualquer documento, desenho ou relatório de gastos e relacioná-los aos projetos ou tarefas do mesmo site que eles estiverem usando, para atualizarem seus progressos nestes projetos.
Uma vez que o Microsoft Project 2002 está mais fácil de se usar do que antes, os usuários sentirão que poderão aproveitar este produto ao máximo imediatamente. O fato de o Microsoft Project 2002 ser tão rico em funcionalidade fará com que os usuários encontrem várias formas de aproveitá-lo em tempo de uso. Mas tempo é uma comodidade que a maioria de nós não tem - mesmo se considerarmos a forma como gerenciamos o nosso tempo.
É por isso que livros como este, de Ricardo Viana Vargas, podem ser tão importantes. Nele, as pessoas aprenderão mais sobre gerenciamento de projeto empresarial e como o Microsoft Project 2002 pode-se tornar central na solução de gerenciamento de projeto empresarial - o que fará com que as empresas sejam mais produtivas, mais ágeis, mais competitivas e mais rentáveis que antes.
Sejam bem-vindos ao mundo do gerenciamento de projeto empresarial - e ao mundo do Microsoft Project 2002.
Chris Capossela
General Manager
Microsoft Project Business Unit
Microsoft Corporation